terça-feira, 23 de outubro de 2007

Agronegócio brasileiro


O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro - estimado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em parceria com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (Cepea/USP) - apresentou crescimento de 0,35% em junho quando comparado ao mês de maio, avaliado em 0,38%. Apesar de demonstrar pequena queda no ritmo de crescimento pelo terceiro mês consecutivo, o agronegócio acumula taxa de crescimento positiva de 2,3% no primeiro semestre do ano.

O agronegócio da agricultura cresceu 0,37% no mês de junho, desempenho melhor que o verificado em maio, estimado em 0,32%. Os resultados acumulados do período de janeiro a junho mostram que o crescimento atingiu 1,78%. Os resultados obtidos pelas lavouras de milho, algodão e soja contribuíram positivamente para esta performance. A pressão contrária ficou por conta do baixo desempenho da indústria.

O PIB calculado para o agronegócio da pecuária cresceu 0,30% em relação ao mês de maio. Os resultados acumulados no ano apresentam taxa de crescimento de 2,67%, refletindo o bom desempenho dos segmentos de frangos e leite e o fraco comportamento da indústria do segmento pecuário.

Nenhum comentário: