terça-feira, 23 de outubro de 2007

Capistrano de Abeu

A 23 de outubro de 1853 nascia Capistrano de Abreu, na cidade cearense de Maranguape.
Historiador consagrado, renovou os métodos de interpretação historiográfica do Brasil. Foi também um pioneiro nos campos da etnografia e da lingüística, primando pela rigorosa investigação das fontes e pela acentuada visão crítica.
Foi redator, no Rio de Janeiro, da Gazeta de Notícias, dedicando-se à crítica literária e à história da literatura.
Aos 30 anos de idade, prestou concurso para o cargo de professor de Geografia e História do Brasil, no colégio Pedro II. A instituição era, na época, a melhor escola do Brasil.
Neste concurso do Colégio Pedro II, na cidade do Rio de Janeiro, Capistrano apresentou sua versão do descobrimento do Brasil, bem como o desenvolvimento da Colônia naquele primeiro século de história. A tese, entre outras coisas, afirmava terem sido as espanhóis, e não os homens de Cabral, os primeiros europeus a chegarem ao Brasil. Até hoje é um dos trabalhos mais importantes sobre o tema.
Capistrano de Abreu foi um dedicado à pesquisa. Seu estudo Capítulos de História Colonial, o consagrou definitivamente, sendo um dos pilares da historiografia brasileira.
O interesse do pesquisador pelo trabalho de sociólogos ingleses e franceses, fez Capistrano mais crítico a respeito da "verdade" histórica, dando uma cor de modernidade ao seu pensamento.
O povo que não conhece sua história está condenado a repetir, como farsa, suas tragédias, daí ser fundamental valorizar o trabalho daqueles que, como Capistrano de Abreu, tornaram possível entender o Brasil.

Nenhum comentário: