terça-feira, 4 de maio de 2010

Juros

O ex-ministro da Administração, Luiz Carlos Bresser Pereira, afirmou há pouco que as taxas de juros no País ainda estão muito altas. Segundo ele, essa situação beneficia as pessoas que vivem de renda, em detrimento de quem produz.

Bresser participou hoje, 4, de seminário da Comissão de Finanças e Tributação, da Câmara dos Deputados (CD), para discutir as políticas de juros e câmbio do Banco Central.

No seminário, o ex-ministro avaliou que os gastos do Governo não são a causa da alta taxa de juros. Para ele, o Brasil tem cumprido suas metas fiscais e a dívida pública vem diminuindo.

Segundo Bresser, o país conta com elevada carga tributária, que é causada pelos altos gastos públicos com educação e saúde, por exemplo. O ex-ministro afirmou que essa escolha do Governo é uma opção válida.

O economista disse também que é a favor da adoção pelo Banco Central (BC) do que ele chama de taxa de câmbio explícita. Para ele, o custo do dólar deveria flutuar entre valores mínimo e máximo, pré-estabelecidos pelo BC.

Nenhum comentário: