quinta-feira, 16 de julho de 2009

Medula

A Câmara dos Deputados (CD) analisa o Projeto de Lei (PL) 5053/09, que obriga os bancos de sangue a divulgar informações sobre a doação de medula óssea. A divulgação será feita por meio de cartilhas explicativas e de cartazes fixados na recepção de bancos de sangue e centros hemoterápicos.

Além disso, os candidatos à doação de sangue serão informados sobre a forma como se dá a doação de medula óssea, o teste de histocompatibilidade e ainda sobre a existência do Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).

Com a proposta, esperamos aumentar o cadastro de doadores de medula óssea entre os doadores de sangue que buscam os hemocentros. O indivíduo que se propõe a doar sangue já apresenta o sentimento de fraternidade e amor ao próximo que deve existir também no doador de órgãos e demais tecidos, como é o caso da medula óssea.

Importante ressaltar que uma condição para o transplante da medula óssea é a total compatibilidade entre doador e receptor, para que a medula doada não seja rejeitada por quem receber.

De acordo com as leis de genética, as chances de um indivíduo encontrar um doador ideal entre irmãos de mesmo pai e mesma mãe é de 35%", explica o deputado. Quando isso não ocorre, a solução é procurar um doador compatível entre os grupos étnicos semelhantes.

O Projeto será analisado de forma conclusiva pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Consulte aqui a íntegra do PL 5053/2009.

Nenhum comentário: