
O Rússia Unida, que controla a Duma, a câmara baixa do Parlamento russo, criou o posto de presidente, esta semana, especialmente para Putin. Ao deixar o cargo, quando será substituído por seu aliado Dimitry Medvedev, presidente eleito em 2008.
Além de comandar o Rússia Unida, Putin também deve ser ratificado pela Duma como primeiro-ministro, cargo para o qual já havia sido indicado por Medvedev, logo após sua eleição.
O atual Presidente participou da fundação do Rússia Unida, que o ajudou a sustentar sua política nos últimos oito anos em que esteve no poder. Até agora, entretanto, ele vinha evitando fazer parte da liderança do partido.
O Rússia Unida conquistou cerca de 64% dos votos na última eleição, equivalente a 315 dos 450 assentos da Duma. O número garante a maioria de dois terços, necessária, por exemplo, para aprovar mudanças como reformas constitucionais.
Embora tenha sido eleito pela legenda, o futuro Presidente da Rússia, Dimitry Medvedev, disse que não tem planos para participar diretamente do partido. Medvedev apoiou, entretanto, a decisão de Putin de aceitar o convite para liderar o partido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário