terça-feira, 15 de abril de 2008

Itália

Vencedor das eleições italianas, o conservador Silvio Berlusconi, que vai governar a Itália pela terceira vez em 14 anos, disse que está diferente do Berlusconi de 2001.

Com 100% dos votos apurados, o Povo da Liberdade (PDL), liderado pelo futuro primeiro-ministro, conquistou a maioria na Câmara dos Deputados e no Senado, além de ter derrotado o principal adversário de Berlusconi, Walter Veltroni, de centro-esquerda.

O cavaliere, como Berlusconi é chamado, aproveitou a vitória para defender uma reforma econômica, além de prometer fechar a fronteira italiana para os imigrantes ilegais, numa ofensiva contra criminosos que ele chamou de o exército do mal.

Ex-Primeiro-Ministro por duas vezes, Berlusconi disse, aos 71 anos, que está diferente porque agora conhece a máquina do Estado. Em declarações à rádio Anch'io, o magnata das comunicações defendeu o federalismo, uma das reivindicações de seus aliados do partido separatista Liga Norte, que conquistou vitória esmagadora na região Norte do País.

No aspecto econômico, o líder conservador disse que, no primeiro Conselho de Ministros, abolirá o imposto de bens imóveis. Em relação a Alitalia, companhia aérea estatal italiana, Berlusconi também se comprometeu a fazer todo o necessário para que a companhia funcione e se mantenha como apoio para o turismo e a economia italiana.

O líder conservador anunciou que realizará uma reforma institucional, que pretende dar mais poderes ao primeiro-ministro, organizar o País com uma só Câmara legislativa, reduzir o número de parlamentares e conselheiros, também no nível regional e provincial.

Berlusconi prometeu anunciar os nomes que comporão seu Gabinete ainda esta semana, mas já adiantou que tanto a Presidência do Senado quanto da Câmara dos Deputados serão para seu partido.

Ele disse que ficará feliz com um confronto contínuo e dialogante com a oposição, ressaltando que existem muitas propostas do Partido Democrático (PD), que podem ser incorporados a seu programa. O líder do PD, Walter Veltroni, reconheceu a derrrota antes mesmo do fim da apuração.

Berlusconi qualificou de fato histórico o bipartidarismo resultante das últimas eleições, que deram 340 deputados e 168 senadores ao PDL, e 239 deputados e 130 senadores ao PD. Mais de 20 dos 26 partidos representados na Câmara e no Senado italianos devem perder suas representação após a eleição, mudando o panorama político da Itália.

Nenhum comentário: