terça-feira, 15 de abril de 2008

Assistência Farmacêutica

A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 7474/06, que inclui no calendário oficial o Dia Nacional da Assistência Farmacêutica, a ser comemorado anualmente em 15 de setembro. A matéria segue agora para análise do Senado Federal.

Esta homenagem se justifica pela ampliação do papel dos medicamentos na terapêutica moderna. A assistência farmacêutica não se limita mais à distribuição ou aquisição de remédios, caminhando agora para a definição da quantidade, tempo e dosagem suficientes para o tratamento, incluindo o recebimento de informações e o acompanhamento dos resultados inerentes à atenção à saúde.

O texto da matéria aprovado pela Câmara prevê a realização de atividades comemorativas, no âmbito do Sistema Único da Saúde (SUS) e de estabelecimentos de ensino, para promover a conscientização da população e dos profissionais da saúde sobre a importância dos temas relacionados à assistência farmacêutica.

O dia 15 de setembro foi escolhido por ter marcado o início da 1º Conferência Nacional de Medicamentos e Assistência Farmacêutica, realizada em Brasília, no ano de 2003.

Nenhum comentário: