quarta-feira, 2 de julho de 2008

Ingrid Betancourt

A ex-Senadora colombiana, Ingrid Betancourt, foi libertada hoje, com mais 14 pessoas, 3 deles americanos. O anúncio foi feito pelo Ministério da Defesa da Colômbia. O resgate se produziu numa zona de selva do departamento de Guaviare, no sudoeste da Colômbia.

Ingrid, de 46 anos, foi seqüestrada em 2002, quando fazia campanha à Presidência da Colômbia. Ela é parte de um grupo de 40 reféns estratégicos, que as Farc pretendia trocar por guerrilheiros presos. Ela levou a campanha numa área de empate entre o Governo e os movimentos revolucináriosda Colômbia, na região de Caquetá, e acabou capturada pelas Farc.

Ingrid viveu em plena selva colombiana durante todos seis anos, tornando-se a principal moeda de troca das Farc.

O seqüestro de Betancourt aconteceu dois dias depois do Governo, presidido então por Andrés Pastrana (1998-2002), dar por encerrada a negociação do processo de paz com as Farc, que já durava três anos, em uma região desmilitarizada, de cerca de 39 mil quilômetros quadrados, nas selvas do Sul do País.

Em abril deste ano, Lorenzo Delloye, filho de Betancourt, fez um apelo direto ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para que trabalhasse pela libertação dos reféns. Na época, a mãe de Ingrid, Yolanda Pulecio, desmentiu os boatos de que a filha sofresse de hepatite B ou leishmaniose, mas disse que ela teria uma forte amebíase, doença parasitária que provoca diarréia com perda de sangue. Yolanda comentou ter conversado com Uriel Rodriguez, médico que militou nas Farc e que lhe informou sobre a doença.

Nenhum comentário: