domingo, 29 de junho de 2008

Sinal de Alerta

O Greenpeace divulgou estudo em que aponta a Microsoft e a Nintendo como as principais vilãs do lixo eletrônico.

Segundo a organização ambientalista, com os novos critérios de avaliação, apenas a Sony e a Sony Ericsson fizeram mais de 5 pontos, num ranking que vai até 10, no Guia de Eletrônicos Verdes.

O Guia, segundo o Greenpeace, é uma forma de alertar as empresas para o problema do lixo eletrônico. A intenção é que os fabricantes se livrem dos produtos químicos tóxicos usados em seus produtos.

Lançado em 2006, o Guia está em sua oitava edição e lista os principais líderes de mercado em celulares, computadores, televisores e consoles de videogames. As empresas são classificadas ainda de acordo com suas emissões de gases, comprometimento na diminuição dessas emissões e apoio a políticas de diminuição do aquecimento global.

A Apple é citada no relatório, ao lado da Sony Ericsson, como uma empresa que faz um uso eficiente da energia. A Sony Ericsson também é elogiada por ser a primeira empresa a remover produtos químicos tóxicos. A Apple, no entanto, teria deixado a desejar no novo modelo do iPhone, que não tem melhoras relacionadas ao ambiente.

A classificação da Microsoft se deve a baixa pontuação no critério de políticas relacionadas ao clima. A Nintendo teria implantado melhorias nas questões do uso de produtos químicos tóxicos e também no tema do clima, mas, como revela o Greenpeace, nem mesmo o wii, com sua relativa eficiência de consumo de energia, fica dentro dos padrões exigidos.

Nenhum comentário: