domingo, 29 de junho de 2008

Efeito Negativo

Pesquisa financiada pelo Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), na qual foram analisadas 4.108 horas de televisão, num total de 128.525 peças publicitárias, mostrou que o tipo de propaganda mais freqüente de alimento é o fast-food (18%). Em seguida, aparecem as de guloseimas e sorvetes (17,%), refrigerantes e sucos artificiais (14%), salgadinhos de pacote (13,%) e biscoitos doces e bolos (10%). Esses cinco grupos representam 72% do total de anúncios de alimentos veiculados na televisão.

De acordo com as pesquisadoras da Universidade de Brasília (UnB), de maneira geral, as propagandas predominantes são as de alimentos com alto teor de gorduras, sal e açúcar. Os anúncios de alimentos correspondem a 9,7% do total, e sua maior freqüência acontece no período das 14h30m às 18h30m, com maior prevalência na rede de televisão a cabo (55,9%).

A publicidade de alimentos ocorre com maior freqüência em revistas infantis, para adolescentes e mulheres e tem como foco o produto, especialmente aqueles prontos para consumo. Nas revistas, foram avaliadas 18.689 peças publicitárias.

Precisamos de muita atenção a essas questões, pois o público infantil é o mais vulnerável aos apelos promocionais, sendo ele, também, o consumidor do futuro.

Sabemos que a propaganda influencia as escolhas alimentares, e, por isso mesmo, é preciso estar atento a elas quando se define o plano de uma alimentação saudável.

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