Mais da metade dos alunos da 3ª série do ensino fundamental do Brasil está abaixo do nível de conhecimento considerado adequados para a série, em leitura e em matemática. A situação melhora um pouco na 6ª série, com avanços nas duas disciplinas, mas continua ruim.
É o que revela o Segundo Estudo Regional Comparativo e Explicativo (Serce), realizado pelo Laboratório Latino-Americano de Avaliação da Qualidade da Educação, ligado à Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco). A pesquisa foi feita em 16 países da América Latina e no Estado mexicano de Nuevo León, sendo divulgada no último dia 20, em Santiago, no Chile.
O estudo realizado apenas com alunos da 3ª e 6ª séries do ensino fundamental, os classifica em níveis de aprendizado que vão de Abaixo de 1 até 4. Para terem um rendimento esperado para as séries, os estudantes deveriam estar entre os níveis 3 e 4 nas duas disciplinas.
No entanto, na 3ª série apenas 26,39% conseguiram atingir um dos dois patamares de conhecimento, em matemática, e somente 28,61%, em leitura.
Na 6ª série, o número de alunos nos níveis 3 e 4, sobe para 40,48% em matemática, e 49,93% em leitura.
O resultado reforça o baixo rendimento dos alunos do ensino fundamental, revelado nas últimas semanas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
domingo, 29 de junho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário