sábado, 3 de maio de 2008

Efeito imediato

Um dia após o Brasil receber a classificação de investment grade, da Standard & Poor's (S&P), das 37 ADRs (American Deposit Receipts) brasileiras negociadas em Nova York, 32 fecharam em alta.

As ADR's equivalem a ações de empresas brasileiras comercializadas no mercado americano. Entre as principais empresas brasileiras, os papéis da Vale ON (com direito a voto, negociados na sigla RIO) e PN (RIOPR, sem direito a voto) caíram 2,07% e 1,60%, respectivamente. A baixa ocorreu, no entanto, por causa da queda das commodities.

As ADRs da Petrobras, que anunciou o reajuste da gasolina e do diesel após o fechamento do pregão anterior, fecharam com alta moderada. Os papéis PBR (papéis ON, com direito a voto) subiram 0,43% e os PBRA (papéis PN, sem direito a voto), 1,30%.

A maior alta entre as ADR's brasileiras foi da Gol Linhas Aéreas, com 9,72%. Os papéis do Bradesco, que teve o rating da S&P, subiram 8,10%.

Além da Vale, fecharam em baixa os papéis GIGC da Cemig (-5,47%), os da Brasil Telecom Participações (-1,56%) e os da Aracruz Celulose (-0,81%).

Nenhum comentário: