sexta-feira, 2 de maio de 2008

Crise na agricultura

O Parlamento do Mercosul aprovou nesta semana, resolução que será encaminhada aos parlamentos da União Européia e dos Estados Unidos, apontando os subsídios concedidos aos agricultores europeus e norte-americanos, como uma das causas da crise na agricultura em todo o planeta.

A resolução é uma resposta dos países do bloco às recomendações da Organização das Nações Unidas (ONU), para que a produção de biocombustíveis seja suspensa temporariamente em todo o mundo, para evitar uma crise na produção de alimentos.

O documento mostra que a área reservada em todo o mundo, para a produção de biocombustíveis, representa apenas 0,8% do total de terras cultivadas. No Brasil, a área ocupada pela cana-de-acúcar representa 4% do total cultivado.

O Brasil tem sido acusado de causar o aumento de preços dos grãos no mercado internacional, em razão de destinar áreas para a produção de matéria-prima para os biocombustíveis. O Brasil não usa áreas tradicionais de produção de grãos para o plantio de cana-de-açucar.

Nenhum comentário: