sexta-feira, 2 de maio de 2008

Bitributação

Empresários e políticos brasileiros e norte-americanos estiveram reunidos, esta semana, em Washington, nos Estados Unidos, para discutir a colaboração econômica entre os dois países. O evento contou com a presença do Presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, da Ministra-Chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e do Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge.

Os governos do Brasil e dos Estados Unidos se comprometeram a encontrar formas de criar um tratado bilateral, que elimine a bitributação de produtos nos dois países, ainda em 2008.

Foi debatida, também, a possibilidade de eliminar os vistos para turistas dos dois países e a necessidade de ambos trocarem informações sobre infra-estrutura.

Outra questão abordada, foi sobre a Rodada Doha, que visa diminuir as barreiras comerciais em todo o mundo. O Brasil, como um dos líderes das nações emergentes, e os Estados Unidos, são atores-chave na Rodada Doha, bloqueada pela falta de acordo sobre a abertura dos mercados agrícolas para os países pobres e dos mercados de serviços e bens industriais para as nações ricas.

No encontro, o Presidente Bush fez um apelo para que o Brasil, com sua força e representatividade, garanta um acordo para que esse tratado comercial saia do papel.

Nenhum comentário: