sábado, 22 de março de 2008

Água

A água potável é um recurso limitado e absolutamente indispensável para a manutenção da vida humana na terra.

No que se refere à abundância deste recurso natural, o Brasil é uma País privilegiado. Temos o maior rio do mundo, tanto em volume de água quanto em comprimento, o Amazonas.

Somos, também, o maior reservatório de água subterrânea do planeta, o sistema aqüífero Guarani. Aqui se encontram 11,6% de toda a água doce do planeta.

Toda esta abundância de água, no entanto, é mal distribuída e mal aproveitada. Lamentavelmente, ainda não estamos devidamente conscientizados a respeito do valor inestimável deste bem natural. Infelizmente, ainda praticamos uma condenável cultura do desperdício.

É um verdadeiro absurdo que continuemos a sujar de maneira tão ampla e avassaladora este valioso bem natural, com o qual fomos tão generosamente contemplados pela natureza.

Ao defender uma política sólida pela preservação da água no mundo, acredito estar investindo no processo necessário para se evitar uma tragédia de proporções apocalípticas, a deflagração de uma guerra planetária pela posse dos mananciais de água potável na Terra.

Nenhum comentário: