terça-feira, 18 de março de 2008

Robô esp(e)acial

Os dois astronautas ficaram no espaço aberto por mais de seis horas e meia e cumpriram todas as tarefas que tinham a fazer, concluiu um porta-voz da Nasa, citado pela Agência russa.

A principal missão de Linnehan e Behnken era colocar a ponto de funcionamento o sistema robótico canadense Dextre, que está sendo considerado o maior robô espacial já instalado em missões orbitais.

Os dois astronautas do ônibus Endeavour deixaram, na segunda-feira, 17, a Estação Espacial Internacional, para levar ferramentas e câmeras para as futuras atividades do recém-instalado robô de manutenção externa, o Dextre, reunindo o veterano Richard Linnehan e o novato Robert Behnken.

A dupla saiu da Estação por volta de 20h (horário de Brasília). Além de instalar um cinto de ferramentas e outros acessórios no robô canadense, os astronautas instalaram um experimento científico no exterior do laboratório europeu Columbus, e juntaram algumas peças de reposição para a futura manutenção da estrutura da Estação.

O Canadá forneceu o robô, de 209 milhões de dólares, para reduzir o tempo que os astronautas precisam se arriscar no espaço aberto. Com seus braços de 3,4 metros, e mãos em forma de garras, o Dextre dá destreza e nove metros de alcance adicional ao guindaste robótico da Estação Espacial Internacional.

Os astronautas Rick Linnehan e Mike Foreman finalizaram, no domingo, 16, a segunda caminhada da missão STS-123, do transportador Endeavour. Durante a caminhada, foi encerrada a instalação do sistema robótico canadense Dextre.

Na sexta-feira, 14, os astronautas usaram um braço robótico para instalar a primeira peça do laboratório japonês Kibo na Estação Espacial Internacional. Quando estiver pronto, o Kibo (esperança) deve ter o tamanho de um ônibus de dois andares e será o maior laboratório da estação. Ele passou 20 anos sendo construído, a um custo de US$ 2,4 bilhões.

O Endeavour, que partiu da Flórida, deve voltar à Terra no próximo dia 26, dois dias depois de deixar a Estação Espacial.

A Nasa pretende concluir as obras da Estação Espacial até 2010, quando aposenta seus ônibus espaciais. Até agora, cerca de 60% do complexo orbital está pronto.

Nenhum comentário: