quarta-feira, 19 de março de 2008

Paternidade responsável

Escolhe, pois, a vida!

Com essa preciosa frase do Antigo Testamento - Deuteronômio, capítulo 30, versículo 19 – a CNBB lançou, na Quarta-Feira de Cinzas, a Campanha da Fraternidade deste ano. A Igreja fez essa escolha com o intuito de reforçar a promoção da vida. Se a vida é um dom de Deus, cabe ao homem preservá-la em toda sua dimensão. Isso inclui o respeito ao idoso, aos excluídos, aos pobres, aos não-nascidos.

Entre os objetivos da campanha está o de fortalecer a família como espaço primeiro da defesa da vida, através da maternidade e da paternidade responsáveis. E não há exemplo maior de responsabilidade do que o dado pela Sagrada Família, modelo de vida familiar.

Neste 19 de março, homenageamos o chefe da Sagrada Família, São José, humilde carpinteiro da Galiléia e padroeiro do nosso Ceará. Ao enviar seu Filho ao mundo, Deus quis que Jesus se inserisse na comunidade humana de forma natural. Como todos nós, Jesus teve uma pátria, uma cidade, uma família. Uma mãe que o trouxe em seu seio, envolveu-o em panos, acariciou-o em seu colo. Um pai que o protegeu com toda a solicitude, trabalhou para sustentá-lo com o pão de cada dia. Deus confiou a José da Galiléia as vidas de Maria e Jesus.

José deu a Jesus tudo o que um pai podia dar a um filho, principalmente o seu exemplo. Ele passou no mundo dentro do silêncio de Deus, exemplificando a humildade, a dedicação ao trabalho e o amor à família. Estendo minha homenagem hoje a José da Galiléia a todos os pais.

Nenhum comentário: