terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Rádio digital

A partir de janeiro de 2008, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e o Instituto Mackenzie vão fazer os últimos testes de rádio digital. O trabalho terá duração de cerca de 40 dias e vai utilizar a tecnologia IBOC (In-Band-On-Channel). O primeiro teste ocorrerá na cidade de São Paulo e vai durar 10 dias. Depois, a equipe irá para Ribeirão Preto (SP), onde permanecerá avaliando a tecnologia pelo mesmo período. Por fim, os testes ocorrerão em Belo Horizonte (MG). O trabalho será coordenado pelo assessor técnico da Abert, Ronald Barbosa.

Os técnicos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) serão convidados a acompanhar os testes, porque é importante que todos os passos tenham a concordância da Anatel.

Para a Abert, o IBOC reúne as melhores condições para ser adotado no Brasil porque é o único padrão capaz de promover a transmissão simultânea, ou seja, mesmo com o funcionamento da tecnologia digital, o sinal analógico continuará sendo transmitido.

A expectativa da Associação é que até meados de janeiro do ano que vem os trabalhos sejam concluídos para serem encaminhados ao Governo.

Nenhum comentário: