sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Óleo de Coco

O óleo de coco está ganhando cada vez mais espaço no mercado.Vendido como suplemento alimentar, é rico em vitamina E e ácidos graxos, a gordura do bem, o óleo é aliado de quem tem colesterol alto, vive gripado ou quer emagrecer, já que tem uma leve ação termogênica.

Estudos feitos com o óleo, no Departamento de Nutrição da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, apontam que a substância, como parte de uma dieta equilibrada, diminui o desejo de comer doces e alimentos gordurosos.

Versátil, o óleo de coco pode ser usado como tempero de saladas, como substituto do óleo de cozinha ou misturado a iogurtes, sucos e vitaminas.

Para perceber os efeitos benéficos na saúde, especialistas recomendam o consumo regular de uma ou duas colheres de sopa. Agora, cuidado para não exagerar, pois cada colher de sopa do óleo tem cerca de 120 calorias.

O endocrinologista Tércio Rocha, da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, acredita que, assim como outros óleos vegetais, o consumo do óleo de coco pode trazer benefícios para o organismo. Porém, o produto não tem propriedades milagrosas, alerta o médico.

O médico lembra que uma dieta saudável deve ser composta por quantidades equilibradas de proteínas, carboidratos e gorduras, e que as calorias vindas das gorduras nunca devem ultrapassar os 20% de uma refeição.

O óleo de coco é um das bases da medicina indiana Ayurveda, que indica seu uso tópico para tratar de doenças cutâneas como dermatite e eczema.

O óleo também é usado em massagens orientais como a Shantala, feita em bebês, e naquelas que visam o equilíbrio energético.

O óleo de coco, segundo os indianos, teria o poder de refrescar o corpo, aliviando a raiva e a culpa, e incentivaria a circulação do prana, que é a nossa energia vital.

A substância também é o ingrediente principal de muitos cosméticos orgânicos livres de químicos, como parabenos, já que tem propriedades hidratantes e antioxidantes, que combatem o envelhecimento precoce da pele.

Nenhum comentário: