sábado, 9 de agosto de 2008

Rubéola

Começa neste sábado, 9, a Campanha Nacional de Vacinação para Eliminação da Rubéola.

O Ministério da Saúde espera imunizar aproximadamente 70 milhões de homens e mulheres de todo o País, com idade entre 20 e 39 anos, durante cinco semanas. Se tal expectativa for alcançada,podemos, em quatro anos ter a doença erradicada no Brasil.

Quem já se vacinou, pode tomar a vacina novamente. E quem já teve rubéola, também pode se imunizar.

Segundo o Ministério da Saúde, os homens daquela faixa de idade são a parte da população que está mais exposta à doença, por apresentar maior resistência a participar das campanhas. Quem tem mais de 39 anos e menos de 20 também pode se vacinar nos postos de saúde durante e após a campanha.

A Campanha contra a rubéola é a maior já realizada no mundo. A segunda maior foi em 1992, quando o Brasil vacinou 52 milhões de crianças e adolescentes contra o sarampo.

Os adultos entre 20 e 39 anos, de todo o País, receberão a vacina dupla viral (sarampo e rubéola). Já a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), será aplicada em pessoas entre 12 e 19 anos, nos estados do Maranhão, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, de Minas Gerais e Mato Grosso. Toda a população indígena que vive em aldeias, também deverá receber a vacina.

A rubéola é uma doença infecto-contagiosa causada por vírus que atinge principalmente as crianças. A preocupação é maior com as mulheres grávidas, que podem passar a doença para o feto, causando má-formação. Nesses casos, a doença pode provocar aborto ou o nascimento de crianças com síndrome da rubéola congênita, que pode causar deficiência auditiva, lesões oculares (retinopatia, catarata, glaucoma), malformações cardíacas e alterações neurológicas (microcefalia, meningoencefalite, atraso do desenvolvimento neuropsicomotor).

Os sintomas iniciais da rubéola podem ser confundidos com os da gripe. As duas doenças são causadas por vírus, mas, na rubéola, surgem manchas vermelhas no rosto e, em seguida, no tronco e nos membros. A rubéola causa ainda febre baixa e gânglios no pescoço. Adolescentes e adultos podem apresentar também dor nas articulações, conjuntivite, coriza e tosse.

As contra-indicações para a vacina são gravidez, deficiência imunológica congênita ou adquirida, devido a tratamentos com imunossupressores, corticosteróides, antimetabólicos ou radiação; reações comprovadas à vacina ou a um de seus componentes, como a neomicina; e hipersensibilidade comprovada à proteína do ovo.

Mulheres em idade fértil devem evitar engravidar nos três meses seguintes à vacinação. Em caso de suspeita de gravidez, recomenda-se adiar a vacinação até que seja confirmado o diagnóstico.

Nenhum comentário: