A circulação de jornais aumentou 2,57% em 2007 e 9,39% em cinco anos no mundo todo, com a ampliação do seu alcance impulsionada pelos veículos distribuídos gratuitamente e pelos sites, é o que anuncia a Associação Mundial de Jornais (World Association of Newspapers, WAN). Se somada a circulação de jornais gratuitos, o avanço total foi de 3,65% em 2007 e de 14,3% em cinco anos. Esse nicho responde atualmente por 7% da circulação mundial e 23% da Europa.
No Brasil, foi registrado o maior crescimento do ano, 11%. Em cinco anos, a circulação de jornais brasileiros avançou 24,9%. Na América Latina, o avanço foi de 6,7% no ano passado e de 16,3% de 2002 a 2007. Na Ásia, de 4,7% e 16,8%, respectivamente. Na Europa, a circulação paga caiu 2,3%. Entretanto, cresceu 2% se considerados os veículos gratuitos. Nos Estados Unidos, a circulação do papel está estável com pequena queda, mas considerando-se o jornal online, cresce 8%.
A receita de publicidade dos jornais cresceu 0,86% no ano passado, em relação ao anterior, e 12,84% nos últimos cinco anos. A mídia impressa, incluindo revistas, continua tendo a maior fatia dos anúncios, com 40% deste mercado, seguida pela TV, que recebe 38% da receita. O jornal segue sendo a maior fatia desse negócio, caiu de 29% para 28%. A internet, que tinha 6% do mercado publicitário, agora detém 8%.
O relatório anual da WAN sobre o mercado, reúne 1.800 editores e executivos deste mercado, representando 113 países, em Göteborg, na Suécia.
terça-feira, 3 de junho de 2008
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