quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Gabinete sem fronteiras

O Centro de Informática da Câmara dos Deputados(Cenin) lançou, nesta terça-feira, 19, o disco virtual, ferramenta que armazena os principais documentos dos gabinetes parlamentares para dar mais agilidade ao nosso trabalho.

O novo sistema permite que os deputados e usuários cadastrados tenham acesso, de qualquer lugar do mundo, pela internet, aos documentos digitais armazenados nos computadores da Câmara dos Deputados, mediante uso de senha de autenticação.

O disco virtual vai dinamizar o contato entre os gabinetes e os escritórios nas nossas bases parlamentares nos estados, além de proporcionar mais mobilidade ao nosso trabalho. Esse novo sistema é um reflexo da preocupação da Câmara em criar mecanismos que facilitem o acesso à informação.

O disco virtual é uma das etapas do projeto Gabinete sem Fronteiras, que entre outros serviços implementou o Portal do Deputado, ferramenta que permite ao gabinete desenvolver nossa página na internet, para divulgação da atuação parlamentar. Por enquanto, será destinado a cada gabinete o equivalente a cinco gigabytes de espaço em armazenamento corporativo (capacidade equivalente a cerca de 50 mil documentos).

Ao longo do tempo e de acordo com a necessidade de cada deputado, o espaço do disco poderá ser ampliado. A tecnologia permite que muitos computadores guardem seus dados em discos magnéticos virtuais, de modo compartilhado, em um único equipamento central. Antes dessa possibilidade técnica, cada computador possuía seus próprios discos, o que dificultava a interatividade e gerava desperdício de espaço.

Nenhum comentário: