sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Preços ao consumidor

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) registrou variação positiva de 0,23% em novembro, praticamente repetindo o avanço de 0,24% de outubro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta sexta-feira. Nos últimos 12 meses, o indicador acumula alta de 4,0%. No ano, o avanço é de 3,64%.

Os alimentos apresentaram variação de 0,25%, menos da metade do resultado de outubro (0,54%). Houve aumento mais fraco em alguns produtos importantes no orçamento familiar, como arroz, cebola e óleo de soja, informou o IBGE em comunicado.

Por outro lado, a gasolina, que tinha caído 0,32% em outubro, subiu 0,35% em novembro, reflexo do aumento dos preços do produto em Porto Alegre e Goiânia.

A variação menor do IPCA-15, em novembro, confirma a desaceleração da inflação mostrada por outros índices, como o IGP-M e o IPC-S, que teve sua 3ª prévia divulgada hoje. O número também está abaixo das previsões dos analistas.

O IPCA-15 é tido como uma prévia do IPCA, o índice que serve de referência para a meta de inflação do Governo. A metodologia de cálculo é a mesma, apurando a variação de preços para famílias com renda de até 40 salários mínimos em 11 regiões metropolitanas do País. A diferença está no período de coleta, já que o IPCA mede o mês calendário.

Nenhum comentário: