terça-feira, 20 de novembro de 2007

Mais parlamento jovem

Durante esta semana, 78 estudantes de todo o País participam da 4º sessão do Parlamento Jovem Brasileiro. Criado em 2004 pela Câmara dos Deputados, o programa reúne alunos da terceira série do ensino médio de todos os estados do País, que durante cinco dias debatem e votam projetos que seguem o trâmite legislativo similar ao da Câmara.

Nesta edição, os deputados jovens têm mostrado grande preocupação com a violência urbana e trazido projetos sobre educação e meio ambiente. Cada deputado jovem apresentou uma proposta legislativa. Do total de 78 projetos, eles escolherão quatro, que ao final serão discutidos e aprovados pelo Plenário do Parlamento Jovem. Esses quatro projetos serão remetidos à Comissão de Legislação Participativa. As outras propostas apresentadas pelos estudantes serão encaminhadas às comissões temáticas da Câmara.

Daiana Rodrigues do Nascimento, estudante de Rondônia, apresentou uma proposta para criar postos fixos de policiamento preventivo e ostensivo nas escolas. Segundo ela, apenas o policiamento preventivo não impede a violência nas escolas. Outro projeto ligado ao tema da segurança foi apresentado pela estudante Leníria Rodrigues Figueiredo, do Amapá. Sua proposta cria a figura do "policial escolar interativo", que, além de ficar responsável pela segurança da escola, teria uma relação integrada com os alunos e a comunidade. Já o estudante Genildo Júnior, do Pará, quer discutir a mídia dentro da sala de aula. É dele o projeto que cria o programa "Educomunicação na Escola - a importância dos meios de comunicação dentro das escolas".

Os trabalhos do Parlamento Jovem prosseguem até sexta-feira, quando será realizada a votação dos projetos aprovados pelas "comissões", que se reunirão de amanhã a quinta-feira para analisar a viabilidade das propostas. As comissões foram divididas segundo os seguintes temas: Saúde e Segurança Pública; Educação, Cultura, Esporte e Turismo; Economia e Emprego; e Agricultura e Meio Ambiente.

Nenhum comentário: