quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Mercado interno brasileiro

O crescimento do mercado interno brasileiro está motivando os empresários a investirem mais em 2008.

Segundo a Sondagem Especial da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 42% das empresas nacionais planejam aumentar a compra de máquinas e equipamentos no próximo ano. Atualmente, segundo a pesquisa, a capacidade produtiva está pouco adequada em 20% das empresas brasileiras.

Os setores que lideram a intenção de investimentos são Refino de Petróleo (69% do setor), Farmacêuticos e outros equipamentos de transporte (57% de cada setor) e produtos de metal (54%). Na lanterna, estão os setores mais prejudicados pela valorização do real frente ao dólar: calçados (21%), couros (23%) e madeira (24%).

O principal objetivo para os futuros investimentos é o aumento da produção. Essa foi a resposta para 58% das firmas que planejam expansão. Os outros motivos são melhorar a qualidade dos produtos (43%), lançar um novo produto (27%) e reduzir os custos de mão-de-obra (25%).

A sondagem da CNI, realizada com 1.655 empresas de todo o País, entre 27 de setembro e 8 de novembro, aponta ainda que o principal foco é o mercado externo. Os investimentos visando às exportações são prioritários para apenas 5% das empresas. Em 2004, esse percentual estava em 11%.

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