segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Segunda Maravilha

O Governo do Distrito Federal (GDF) e o Bureau Internacional de Capitais Culturais realizaram a certificação das Sete Maravilhas do Patrimônio Cultural e Material de Brasília.

O Palácio do Congresso Nacional obteve a segunda maior votação entre os 25 monumentos selecionados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O monumento mais votado foi a Catedral de Brasília. Os outros cinco monumentos que foram escolhidos para compor as Sete Maravilhas são o Palácio da Alvorada, o Palácio do Planalto, o Templo da Boa Vontade, o Santuário Dom Bosco e a Ponte JK.

A eleição ocorreu em junho deste ano, por correio eletrônico. Participaram 22.971 pessoas, que emitiram 64.718 votos (cada pessoa poderia votar em até sete monumentos).

A eleição do Palácio do Congresso Nacional deverá aumentar o número de visitantes, que hoje é de mais de 150 mil pessoas anualmente. As visitas ocorrem diariamente, a partir do Salão Negro do Congresso, das 9h30 às 17 horas.

A Câmara dos Deputados (CD) também oferece, em sua página na internet, a Visita Virtual.

A eleição das Sete Maravilhas de Brasília fez parte de uma iniciativa do Bureau Internacional de Capitais Culturais, que também promoveu a escolha das Sete Maravilhas de Barcelona e Madri (Espanha), Nizhny Novgorod (Rússia) e Sarajevo (Bósnia e Herzegovina).

O objetivo da eleição é aumentar a divulgação do patrimônio local e incentivar a visita aos lugares indicados.

Nenhum comentário: