domingo, 14 de outubro de 2007

Crescimento menor

O Fundo Monetário Internacional (FMI) reduziu sua estimativa de crescimento econômico global para 4,8%, em 2008, o que representa um corte de 0,4 ponto percentual em relação à previsão anterior. No caso do Brasil, a projeção de avanço foi revisada para 4%. As previsões para Estados Unidos, zona do euro e Japão também foram reduzidas.

Segundo O Globo, as informações são da agência de notícias italiana Ansa, que teve acesso a uma versão preliminar do documento Panorama Econômico Mundial, a ser apresentado na próxima semana pelo Fundo. Segundo o texto, "há riscos firmes no panorama (mundial) devido ao temor de que as tensões no mercado financeiro possam aumentar, causando uma desaceleração global mais pronunciada".

Ao participar do Fórum Espanha-Iberoamérica, em Madri, o diretor-gerente do FMI, Rodrigo de Rato, corroborou os dados do documento, afirmando que os riscos para a economia mundial são maiores que há seis meses. Rato também demonstrou preocupação com os gastos públicos da América Latina. Aconselhou os países da região a evitar aumentos "fortes e abruptos" das despesas.

Nenhum comentário: