quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Igualdade Racial

A comissão especial que analisou o Estatuto da Igualdade Racial (PL 6264/05) aprovou, nesta quarta-feira, 9, a redação final do substitutivo do relator.

O texto prevê medidas como o incentivo à contratação de negros em empresas, o reconhecimento da capoeira como esporte, a reclusão de até três anos para quem praticar racismo na internet, o livre exercício dos cultos religiosos de origem africana e o estímulo às atividades produtivas da população negra no campo.

A proposta foi o resultado de mais de seis anos de discussão aqui no Congresso Nacioanl (CN).

Depois de um acordo entre alguns pontos da matéria, a comissão aprovou a redação final do substitutivo com mudanças em relação ao texto original. Entre elas, estão a redução de 30% para 10% da proporção de candidatos negros que os partidos devem ter nas eleições; a retirada da obrigatoriedade de reserva, nos estabelecimentos públicos, de vagas para alunos negros vindos de escolas públicas na mesma proporção dessa etnia na população; e a supressão do inciso que definia quem eram os remanescentes de quilombos.

Outra mudança foi a retirada da expressão "igualdade" do dispositivo que trata da contratação de atores negros em produções artísticas.

A matéria tramita em caráter conclusivo e será enviada agora para análise do Senado Federal (SF).

Consulte aqui a íntegra do PL 6264/2005.

Veja os principais pontos da proposta aprovada.

Nenhum comentário: