quinta-feira, 5 de março de 2009

Para as Mulheres

O Congresso Nacional (CN) realizou, hoje, 5, sessão especial para comemorar o Dia Internacional da Mulher.

Citamos que esta Casa lagislativa tem buscado, cada vez mais, dar o espaço devido às mulheres deste parlamento. Exemplos dessas iniciativas são a participação de uma representante da bancada feminina nas reuniões do colégio de líderes e a criação de uma comissão especial para analisar uma proposta de emenda constitucional (PEC 590/06), que assegura um lugar para mulheres na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados (CD) e do Senado Federal (SF). Além disso, a Mesa da Câmara está elaborando um projeto para criar uma Procuradoria Feminina.

Na sessão, que contou com a presença de autoridades como o presidente do Senado, José Sarney, a ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Nilcéia Freire, foi entregue o Prêmio Bertha Lutz às seguintes mulheres:
- a embaixadora da Boa Vontade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Lily Marinho;
- a juíza maranhense Sônia Maria Amaral Fernandes Ribeiro;
- a jornalista, atriz e poeta Elisa Lucinda Campos Gomes;
- a secretária-geral do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cléa Anna Maria Carpi da Rocha; e
- a assistente social Neide Viana Castanha, que coordena o Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

A ex-primeira dama do Brasil e antropóloga Ruth Cardoso, falecida em 24 de junho de 2008, recebeu a homenagem in memoriam.

Nenhum comentário: