quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Socorro

O Banco do Brasil (BB) e a Caixa Econômica Federal (CEF) foram escalados pelo Governo para ajudar o Banco Central (BC) a socorrer instituições financeiras de pequeno porte, que estejam com dificuldades em rolar as captações no mercado interbancário.

Segundo li, as duas instituições já estão atuando para comprar carteiras de crédito desses bancos. O BB, inclusive, já tem negócios fechados na área do consignado. A CEF, por sua vez, avalia propostas de dez instituições, que somam 20 carteiras distribuídas entre desconto em folha, empréstimos para empresas e financiamento de veículos. Poderá aplicar nesse tipo de transação até R$ 3,2 bilhões.

Além de interesses mercadológicos, a ação das duas maiores instituições federais do País obedece a uma ordem direta do Executivo. O Governo orientou BB e Caixa, ainda na semana passada, a olharem com bons olhos as propostas de bancos pequenos.

Ainda esta semana, serão anunciadas operações da Caixa. A instituição dispõe imediatamente de R$ 800 milhões para os negócios, liberados com a mudança no compulsório, mas o valor pode ser quadruplicado, de acordo com as oportunidades que surgirem.

Este assunto pode ser consultado integralmente no Globo Digital, edição de 7/10/2008.

Nenhum comentário: