segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Linhagem Nacional

Os pesquisadores Stevens Rehen, do Programa de Oncobiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro ( UFRJ), e Lygia Pereira, do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP), anunciaram a obtenção da primeira linhagem 100% nacional de células-tronco embrionárias humanas.

Menos de seis meses depois da liberação das pesquisas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), os cientistas conseguiram a primeira linhagem da América Latina. O anúncio oficial deu-se na abertura do Simpósio Internacional de Terapia Celular, no dia primeiro de outubro passado, na cidade de Curitiba.

Os dois grupos, da UFRJ e da USP, já trabalhavam com linhagens de células embrionárias humanas importadas. Mas, obter a linhagem nacional, é um passo importante, sustentam, para o desenvolvimento de tecnologia e para a autonomia das pesquisas no País.

Rehen avisa sobre o desenvolvimento de uma tecnologia, totalmente desenvolvida no Rio de Janeiro (desta vez uma parceria entre o seu laboratório e a Coppe), que garante uma forma 68 vezes mais eficiente e três vezes mais barata de expandir as linhagens celulares existentes.

Nenhum comentário: