quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Batalhão Especial

O Diário Oficial da União (DOU), de 1/10/2008, publicou portaria que institui o Batalhão Especial de Pronto Emprego (BEPE), um novo setor especializado da Força Nacional.

Com sede no município goiano de Luziânia, localizado no entorno de Brasília, o Batalhão será composto por 550 policiais, entre homens e mulheres, cedidos por 11 estados para receberem treinamento durante um ano.

De acordo com o Ministério da Justiça (MJ), o Batalhão foi criado para disseminar conhecimento e tecnologia de ponta para as polícias estaduais e garantir a imediata atuação em casos de grave crise nos estados.

Após o período de treinamento, os policiais retornarão aos locais de origem, com todo o equipamento utilizado durante a capacitação, como viaturas, armas letais e não-letais, coletes e capacetes balísticos de última geração.

O MJ afirma que o BEPE também representará a mudança de paradigma no combate à violência, proposta pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

Para 2008, o Ministério informou que foram escolhidos para participarem do treinamento os estados que mais contribuíram com a cessão de profissionais à Força Nacional. São eles: Amazonas, Alagoas, Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Santa Catarina.

Nenhum comentário: