terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Portal da Constituição Cidadã

Será lançado na tarde desta terça-feira, 12, o portal da Constituição Cidadã, com documentos históricos sobre o processo constituinte (1987-1988), arquivados no Centro de Documentação e Informação da Câmara (Cedi).

Em sua primeira versão, o portal oferecerá o texto da Constituição em diversos formatos (doc, pdf, html, flash e áudio), os artigos sujeitos à regulamentação, publicações ligadas ao tema, linha do tempo, documentos sonoros e vídeos sobre a Constituinte.

Ao longo do ano, novos conteúdos serão incorporados em formato digital com informações e documentos originais produzidos pela Assembléia no âmbito do Plenário, das comissões, das subcomissões e da Mesa Diretora.

O portal será uma fonte para pesquisadores, historiadores, jornalistas e estudantes. Ele terá à disposição um acervo com todas as informações históricas sobre a Constituinte e reflexões sobre o impacto da Constituição de 1988 na vida do cidadão.

No item "Publicações", o internauta poderá acessar todas as edições do Diário da Assembléia Nacional Constituinte, onde é possível remontar os debates e o processo adotado na elaboração do texto constitucional.

A participação das mulheres na Constituinte será ressaltada no portal com páginas próprias.

O portal infantil da Câmara dos Deputados (http://www.plenarinho.gov.br/), também preparou uma matéria especial sobre a Assembléia Nacional Constituinte. Com linguagem clara e acessível, o texto descreve o que é uma assembléia nacional constituinte, para que serve e o que aconteceu em 1987. Os gestores do portal também devem transformar a Constituição em um dos personagens do site.

Ainda no primeiro semestre, será disponibilizada uma área dedicada à interatividade com o cidadão, por meio de fóruns e chats com os parlamentares constituintes. O cidadão poderá também acompanhar as ações do projeto Constituição Cidadã, propor sugestões e parcerias, por meio do "Fale Conosco". Pararelalelamente ao site, serão publicados uma edição especial do Jornal da Câmara, livros, matérias especiais produzidas pela Assessoria de Imprensa, programas de TV e rádio, seminários, aulas-debates com estudantes, exposições itinerantes em escolas, concursos de redação, entre outras ações.

O portal da Constituição Cidadã estará disponível, a partir de hoje, no site da Câmara dos Deputados no endereço http://www.camara.gov.br/

Nenhum comentário: