segunda-feira, 22 de junho de 2009

Silas Munguba

O Desafio Jovem do Ceará, casa de recuperação de dependentes químicos em Fortaleza, está de luto.

Morreu, no último 15 de junho, o seu idealizador e fundador, doutor Silas Munguba, vítima de falência múltipla dos órgãos, motivada por uma insuficiência renal.

Um guerreiro diante da difícil batalha que é combater dependência química entre os jovens, Silas Munguba deixará não somente a saudade entre familiares, amigos e admiradores, mas dezenas de histórias de vidas, antes sem perspectivas, que foram cuidadas por suas mãos.

Silas Munguba é um exemplo. Sua vida foi pautada pela solidariedade, sempre às voltas com problemas sociais dos jovens cearenses. Era um batalhador das causas públicas. Contribuiu para que famílias superassem os problemas relacionados à dependência de drogas. Confiou na reabilitação das pessoas e transformou um sonho pessoal em realidade.

Nascido em Manaus, no Amazonas, doutor Silas Munguba era casado e pai de quatro filhos. Ex-combatente da Segunda Guerra Mundial, o médico obstetra adotou Fortaleza como sua residência, onde fundou o Desafio Jovem do Ceará, no dia 16 de junho de 1975.

A criação do Desafio Jovem foi motivada por uma reportagem do jornal O Unitário, de Fortaleza. Segundo bem relata o site da instituição (http://www.desafiojovemdoceara.org.br/), por volta de 1971, Silas Munguba leu uma reportagem afirmando que no mundo havia um bilhão de jovens usuários de drogas, para uma população de 4 bilhões de pessoas, isto é, para cada 4 pessoas uma seria usuária de drogas.

Dr. Silas, que já era médico há 20 anos, e até essa época nunca havia tido contato com usuários de drogas, ficou muito preocupado. Começou a ler livros sobre o tema, a estudar o assunto, a fazer anotações sobre as drogas e seus efeitos.

Certo domingo, decidiu falar para seus alunos na Escola Bíblica Dominical (era professor de jovens da Igreja Batista de Porangabussu) sobre drogas. Quando terminou, um rapaz que o assistiu, disse jamais ouvira falar sobre drogas daquela maneira, e queria que ele fosse ao colégio que ele lecionava. Cada colégio que visitava, outros professores o convidavam para falar em mais escolas, e assim, iniciava-se uma longa jornada de palestras pelo Brasil.

Passou a ser conhecido como o médico que falava sobre drogas. Sendo em seu consultório procurado por pais de jovens e pessoas que usavam drogas. Foi neste momento em se deparou com um dilema. Sabia quais eram os efeitos das drogas e o que fazer para as pessoas não entrarem neste mundo. Mas ele queria mais. Queria descobrir uma fórmula para que as pessoas saíssem do mundo das drogas. Surgiu, então, a ideia de se criar uma casa de recuperação.

Certa ocasião, chegou à Igreja de Porangabussu um senhor, de nome João Furtado, que vinha de Brasília e havia participado da inauguração do Desafio Jovem de Brasília, fundado pelo missionário americano David Wilkerson. Decidiram, então, iniciar esta tarefa em nosso Estado. Alugaram uma chácara em Parangaba, e montaram uma casa com ajuda de algumas pessoas de igrejas evangélicas.

Durante muitos anos, da Bahia ao Acre, a única casa de recuperação de dependentes químicos foi o Desafio Jovem do Ceará. Sempre cuidando da dependência química, transmitindo conceitos cristãos, procurando implantar e desenvolver o espírito de cidadania, o Desafio Jovem do Ceará aos poucos foi se instituindo como organismo de referência.

O Desafio Jovem, sempre contou com a boa fé cristã e com os preceitos de cidadania de muitas pessoas e de organizações. Em 1986, na sede do Desafio Jovem do Ceará, situada na avenida Dedé Brasil 565- Parangaba, teve início um trabalho de atenção às crianças, filhos de pais que moravam na circunvizinhança, cujas mães precisavam trabalhar fora. Assim, a Creche Semear começou as suas atividades, e mais tarde tornou-se Creche Escola Semear.

Durante mais de 20 anos, o Desafio Jovem do Ceará atendeu os dependentes químicos e alcoolistas, apenas através do Núcleo de Internamento. Em fevereiro de 1998, teve início o Núcleo Ambulatorial, com o objetivo de atender dependentes químicos e alcoolistas que precisavam e desejavam o tratamento, mas não podiam ser internados, por não desejarem ou não precisarem desta intervenção.

Hoje, uma equipe interdisciplinar formada por capelão, orientadores cristãos, assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais, professores, atende aos recuperandos internos e externos, bem como às suas famílias. A esta equipe, foram acrescentados alguns profissionais, que são exclusividade dos internos: professor de violão, de música, informática, educação física e monitores que se revezam a cada 24 horas.

O Desafio Jovem do Ceará é uma instituição evangélica, filantrópica, sem fins lucrativos, que se dedica ao trabalho de prevenção ao uso indevido de drogas, e à recuperação física, psicológica e espiritual do dependente químico e alcoolista, bem como em sua reintegração social, sem distinção de raça, condição social, política ou denominação religiosa.

Considerada uma das mais acreditadas ONGs, e principal referência social relativa à questão no Ceará, o Desafio Jovem não funciona como hospital, casa de repouso, nem como presídio. É uma comunidade terapêutica na qual se vive em comunhão.

Certamente a equipe do doutor Silas, bem formada e treinada, dará prosseguimento ao sonho ali posto. Sua falta será sentida sempre, mas a caminhada dá-se por iniciada. Muitos outros trilharão os caminhos demarcados por ele, que continuará iluminando os sonhadores e entusiastas de novos desafios.

Nenhum comentário: