terça-feira, 4 de março de 2008

Mais Avanço

Já está no mercado brasileiro um novo medicamento para pacientes resistentes ao coquetel anti-Aids, o Celsentri, do laboratório Pfizer.

O anti-retroviral é indicado para tratar pacientes com HIV/Aids que apresentam resistência ou não toleram as terapias disponíveis. O remédio é o primeiro anti-retroviral oral que atua fora da célula, enquanto a maioria dos medicamentos ataca o HIV dentro das células de defesa.

O medicamento é indicado exclusivamente para pacientes infectados por HIV com afinidade pelo co-receptor CCR5. No Brasil, este número fica entre 40% a 60% dos portadores do vírus.

Para saber se o paciente é portador de HIV com afinidade pelo co-receptor CCR5, é necessária a realização de um exame que se chama Teste de Tropismo. Esse teste determina por qual das portas (CCR5 ou CXCR4) o vírus entra nas células.

Os estudos clínicos com Celsentri começaram em 2002. Até hoje, cerca de 2,5 mil pacientes receberam ou estão recebendo tratamento com o medicamento por meio dessas pesquisas clínicas, inclusive no Brasil.

Esses estudos acompanharam os pacientes por um período de 48 semanas e envolveram adultos portadores de HIV com afinidade pelo co-receptor CCR5. Os resultados apontam que aproximadamente três vezes mais pacientes que usaram Celsentri associado ao coquetel de medicamentos anti-retrovirais, tiveram redução da carga viral quando comparados aos que usaram o tratamento tradicional. Da mesma forma, o aumento da contagem de linfócitos CD4 foi o dobro no grupo que recebeu Celsentri, quando comparado ao tratamento convencional.

Nenhum comentário: