quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Parabéns, Quixeramobim


Hoje quero falar sobre um município próspero do Ceará, que fica a 203 quilômetros de Fortaleza. Quixeramobim, terceiro maior do Estado, está completando 151 anos de fundação, neste mês de agosto. Em nome do prefeito Edmilson Correia de Vasconcelos Junior, um empreendedor por natureza, e do deputado estadual Cirilo Pimenta, congratulo-me com todos os quixeramobinenses.

A cidade é o mais antigo município do Sertão Central e tem hoje mais que 50.000 habitantes, banhado pelo rio Quixeramobim, o maior afluente esquerdo do rio Banabuiú.
Quixeramobim é terra de riqueza cultural, de filhos ilustres, como Antônio Conselheiro, líder de Canudos, e Fausto Nilo, arquiteto e sensível compositor de nossa música popular brasileira. Terra onde se deu início a Confederação do Equador. Ali está a primeira comunidade a ter sua energia gerada por Biodiesel, a Serrinha de Santa Maria. Encravado no Vale Monumental do Ceará, onde a paisagem de monólitos misturados à caatinga atrai os visitantes, o município coração do Ceará destaca-se pela existência dos sítios arqueológicos, com atributos históricos e culturais.

Quixeramobim faz parte do Polígono das Secas. Sua paisagem se caracteriza pelos traços que marcam o sertão: planos entremeados por pequenos serrotes e rochas cristalinas, ou monólitos, entrecortados pelas várzeas de cursos d'águas intermitentes.

O município de Quixeramobim é destaque pelos seus sítios arqueológicos, que também representam uma atração para os visitantes.

No centro da cidade, na Praça da Matriz, localiza-se a Casa da Câmara, num prédio colonial com dois pavimentos, tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional. É nela que funciona atualmente a Câmara de Vereadores. Outro prédio histórico e recomendado para visitação é da Estação Ferroviária, apresentando linhas arquitetônicas dentro de um padrão nacional, onde, atualmente, funciona como Núcleo de Informação Turística, Exposição e Venda de Artesanato e Pedras Preciosas.

A Ponte Metálica transformou-se num cartão postal de Quixeramobim. Com sua criação datando de 1899, a ponte é formada de quatro vãos de 51,45 m, tem extensão de 208 metros, registrando um peso total de 488 toneladas.

Quixeramobim oferece, ainda, duas importantes trilhas ecológicas. A Trilha do Letreiro, localizada na Fazenda Alegre, distando 14,7 km da sede e a Trilha do Olho D'água, no sítio Serra do Caboclo, situado a 31,8 km da sede. Quixeramobim, uma cidade hospitaleira que transpira história, belezas naturais e tranqüilidade.

Nenhum comentário: