quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Parlamento Jovem Brasileiro

Setenta e oito estudantes de todo o País, foram selecionados pela Câmara dos Deputados para participar da 4º sessão do Parlamento Jovem Brasileiro, criado em 2003, conhecerão o processo legislativo durante uma semana.

De 19 a 23 de novembro, eles vão apresentar, discutir e votar projetos apresentados por eles, além de escolher, entre si, os líderes, o presidente e demais integrantes da Mesa Diretora.

O tema que predominou entre as propostas apresentadas pelos jovens foi educação, com 36 projetos, seguido de saúde (15), meio ambiente (13), segurança pública (9) e emprego (5).

Para a educação, foram apresentadas sugestões que pretendem reverter a evasão escolar, eliminar as taxas de vestibulares e concursos para estudantes do ensino público. Há, ainda, um projeto que torna obrigatória a coleta seletiva do lixo em todo o País e outro que amplia o período de flagrante policial de 24 para 48 horas.

O Regimento Interno do Parlamento Jovem é idêntico ao da Câmara e estabelece regras para a posse dos parlamentares, para a eleição da Mesa Diretora e do Colégio de Líderes, para tramitação e aprovação de projetos de autoria dos participantes.

A regra fixou o número de "deputados" em 78, distribuídos proporcionalmente por estados. Terão as maiores bancadas os estados de São Paulo (11 deputados), Minas Gerais (8), Rio de Janeiro (7), Bahia (6), Rio Grande do Sul (5) e Pernambuco (4). Onze estados da federação serão representados, cada um, por apenas um deputado jovem.

Participam do Parlamento Jovem alunos matriculados no ensino médio, com idade entre 16 e 22 anos, bom desempenho escolar e participação ativa em colegiado escolar ou em atividades de voluntariado. Eles foram selecionados pelas secretarias estaduais de Educação.

Os gastos com hospedagem, alimentação e transporte dos estudantes selecionados para participar do evento serão custeadas pela Câmara dos Deputados.

Entre a apresentação da proposta e a sua aprovação pelo plenário, a matéria é submetida a uma longa jornada de negociações e adaptações técnicas, nas quais os jovens descobrem as virtudes da democracia e as dificuldades do trabalho parlamentar.

Nenhum comentário: