segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Família Kirchner mantém poder na Argentina


Cristina Kirchner é a primeira mulher a assumir a presidência da Argentina, após conseguir cerca de 44% contra 23% da candidata Elisa Carrió, sua principal oponente. Atual primeira-dama, ela deve assumir em 10 de dezembro no lugar do marido, Nestor Kirchner.

Em discurso à nação, na noite de domingo (28), disse que sente uma “imensa responsabilidade” por ser a primeira mulher eleita pelo voto popular a assumir o mais alto cargo do país.

Entre 1974 e 1976, a Argentina foi presidida por uma mulher, Maria Estela Martínez de Perón, que, porém, não foi eleita diretamente. Ela assumiu o cargo com a morte do então presidente Juan Domingo Perón, seu marido.

O bom resultado da política econômica de Néstor Kirchner foi o principal cabo-eleitoral de Cristina. De 2003 para cá, caíram os índices de desemprego, a inflação e melhoraram os salários

Há um consenso entre os jornais que até a posse de Cristina, o presidente Néstor Kirchner tomará várias medidas econômicas impopulares, incluindo o reajuste dos combustíveis. É esperar pra ver...

Nenhum comentário: