sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Dia da Árvore

Num mundo assolado por verdadeiras catástrofes resultantes da agressão violenta à natureza, é de enorme relevância o fato de reservarmos um dia para homenagear aquela que é elemento fundamental no equilíbrio ecológico do planeta - a árvore.

No dia 21 de setembro comemoramos o Dia da Árvore, e este é um momento particularmente propício para refletirmos sobre a importância da preservação da flora e da fauna do nosso planeta, sem as quais a vida humana sobre a Terra torna-se impossível.

O desmatamento indiscriminado é um crime de gravíssimas conseqüências. Cada grande grupo de árvores derrubadas no planeta tem efeito direto sobre o processo de desertificação e incide imediatamente neste fenômeno assustador batizado pelos ecologistas de aquecimento global.

São inegáveis as rápidas mudanças que estão ocorrendo no clima de todo o planeta. A Europa tem sido castigada por ondas de calor de até 40 graus centígrados, o número de desertos aumenta a cada dia, fortes furacões causam morte e destruição em várias regiões do planeta e as calotas polares estão derretendo.

Esta é a resposta que o nosso frágil planeta Terra está dando às renitentes agressões humanas à natureza. Pesquisadores do clima mundial são unânimes em afirmar que o aquecimento global é conseqüência direta do desmatamento acelerado e do aumento da emissão de poluentes na atmosfera.
É preciso dar um basta neste processo o quanto antes, protegendo os ecossistemas e as cadeias ecológicas que sustentam a vida no planeta. Felizmente, a comunidade política internacional parece estar começando a se conscientizar da importância da proteção da natureza como fator imprescindível para a sobrevivência da vida na Terra.

É necessário ensinar as crianças, desde cedo, a necessidade de cuidar bem da fauna e da flora que sustentam a vida na Terra. Todos somos responsáveis pelos danos que as violentas agressões ao meio ambiente causam ao nosso planeta, o único que a humanidade tem para viver.
No blog do Lúcio Alcântara podemos conhecer A árvore da vida, do paraibano Augusto dos Anjos.

Nenhum comentário: