quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Combate à pedofolia no Orkut

Foi anunciada hoje, pelo diretor-geral da Google Brasil, Alexandre Hohagen, a parceria da empresa com a Camara-e.net (Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico) para credenciar ONGs brasileiras com uma senha especial de acesso ao Orkut. O objetivo é denunciar perfis de usuários e comunidades contendo pedofilia e pornografia infantil. De acordo com o Hohagen, as páginas denunciadas serão arquivadas como provas por até 90 dias e sairão da internet em até 24 horas.
O chamado "usuário privilegiado" foi criado pelo Google para atender, primeiramente, as autoridades policiais e judiciais, como a Polícia Federal e o Ministério Público Federal (hoje, cinco estados têm prioridade de atendimento ao denunciar pelo Orkut: Rio, Minas, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Acre).

As principais entidades ligadas a crianças e que trabalham com denúncias de abusos na internet já foram contatadas. A Safernet, que mantém o site www.denunciar.org.br, um dos mais ativos nas parcerias com o Ministério Público e um dos mais críticos em relação ao Google, deve fazer parte do grupo com senhas privilegiadas.

O Orkut tem 20 milhões de usuários brasileiros ativos, que acessam 1,5 bilhão de páginas do site diariamente. Esses usuários ajudam na vigilância contra abusos no Orkut, um dos maiores sites de relacionamentos do mundo, com mais de 65 milhões de usuários, sendo 54% brasileiros.

Em média, são recebidas 20 mil denúncias diárias, mas só 5% dessas denúncias são passíveis de remoção das páginas de perfis de usuários ou comunidades. Com a senha de usuário privilegiado, a denúncia é atendida com prioridade e o conteúdo das páginas é armazenado. A falta de preservação das evidências ou provas sempre foi uma das críticas do Mnistério Público Federal em São Paulo e da Safernet ao Google.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabens pela iniciativa,temos que banir essa vergonha no Brasil e no mundo todo,essas pessoas que são doentes precisam estar na cadeia ou num maniconio judicial,apóio totalmente a iniciativa tomada.
Parabens a todos que promovem o combate a Pedofilia,