sexta-feira, 28 de setembro de 2007

O Brasil pelo buraco da agulha


O fotógrafo Mica Costa-Grande e a sua mulher, a jornalista Sofia Salgado, iniciam simbolicamente em Brasília, hoje, às 11 horas, uma expedição fotográfica inédita que incluirá uma viagem de cerca de 25 mil quilômetros pelos 27 Estados brasileiros. A partida oficial será da Esplanada dos Ministérios, junto ao Palácio do Planalto.

A viagem será feita num caminhão transformado em máquina fotográfica gigante e também em residência. A expedição, denominada "De Roraima a Foz do Iguaçu: Brasil, pelo buraco da agulha", percorrerá o País até Março de 2008, com a maior máquina fotográfica do mundo.

O caminhão/câmara fotográfica passará pelas cidades de Goiânia, Cuiabá, Rio Branco e Porto Velho, seguindo em direção a Manaus.

Imagens de 3,7m x 1,27m serão obtidas pela entrada da luz por um minúsculo furo de 1,5 mm (f-stop 11.500!) na lateral do baú, de 7 metros de comprimento. A imagem projetada sobre uma superfície semi-circular, resulta invertida e negativa sendo captada em papel fotográfico, que será esticado pelo fotógrafo num dos compartimentos. Uma foto por cada estado do Brasil será realizada.

O autor pretende elaborar um livro e várias exposições no Brasil e exterior.

O projeto, pela sua singularidade, será inscrito no Guiness Book of Records na categoria de “maior câmara móvel do mundo”.

Mica Costa-Grande concebeu e realizou, em colaboração com uma empresa brasileira, e com o apoio de vários parceiros - o Geolander - um caminhão altamente sofisticado em design de interiores e tecnologia. O Geolander, é o primeiro caminhão de expedição brasileiro desenvolvido para ser um produto apelativo dos amantes das grandes expedições em total comodidade e conforto ou para a execução de projetos especiais.

Para além de uma sofisticada “casa sobre rodas”, o primeiro Geolander tem ainda a inédita particularidade de ser uma câmara fotográfica de grandes proporções.

O Geolander acomoda confortavelmente 4 pessoas. Possui cozinha completa, banheiro, duas suítes independentes, eletrodomésticos de última geração, computador e monitor LCD.

Profissionais da comunicação social e audiovisuais, há 22 anos realizam expedições de longo curso. Em 1986 percorreram toda a Europa e Ásia, de Portugal ao sul da China, viagem de quase dois anos, em uma Kombi.

Com base em Macau, viajaram extensivamente pela Ásia. No ano 2000, já com os seus dois filhos, Elói e Sásquia, então com seis e quatro anos de idade, iniciaram na China a volta ao mundo. Essa travessia da Ásia, Europa e toda a América, do círculo Ártico à Terra do Fogo, terminou no Brasil em Março de 2006.

Mais sobre Mica Costa-Grande - fotógrafo e diretor artístico, nasceu em 21 de novembro de 1961. Formado em Pintura e Fotografia, pela Escola Superior de Artes do Porto, Portugal. É professor do Instituto Politécnico de Macau, premiado pela Kodak como o melhor fotógrafo do ano. Centennial year member da National Geographic Society. Expôs na Suécia, RPC, Macau, Hong-Kong e Portugal.

Mais sobre Sofia Salgado - jornalista e produtora audiovisual, é nascida em 17 de Abril de 1965. Formada em História de Arte, Universidade do Porto, Portugal, e Língua chinesa, Universidade de Línguas de Pequim. É repórter e apresentadora da Teledifusão de Macau. Fez documentários sobre o continente Asiático e colabora em diversas publicações.

Acompanhe a viagem do casal pela internet acessando a página eletrônica de Costa-Grande.

Nenhum comentário: