domingo, 23 de setembro de 2007

Cadeia de couro

A Câmara de Comércio Exterior (Camex) decidiu incluir a importação das peles de caprinos na lista de exceção à Tarifa Externa Comum (TEC) dia 23 de agosto, atendendo ao pleito dos curtumes brasileiros, representados pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB).

A demanda por peles de caprinos e ovinos tem crescido de forma consistente no mercado brasileiro e internacional, em ritmo superior à evolução dos rebanhos brasileiros, concentrados principalmente na região Nordeste. Desta forma, os curtumes brasileiros vinham trabalhando com ociosidade, perdendo competitividade e deixando de gerar empregos.

Para reverter este quadro, o CICB promoveu uma série de encontros e reuniões técnicas com autoridades dos ministérios e órgãos públicos diretamente relacionados com o tema, no sentido de demonstrar a importância de garantir o suprimento das indústrias de porcessamento de peles de cabra e ovinos. A decisão da Camex é uma conquista importante, cujo impacto positivo será percebido não apenas pelos curtumes, mas por toda a cadeia produtiva.

Nenhum comentário: