terça-feira, 22 de julho de 2008

Alerta em parques de diversão

Proteger usuários de brinquedos em parques de diversão ou temáticos. Esse é o objetivo principal do Projeto de Lei 3397/08, que torna obrigatória a instalação de placas com recomendações sobre idade e contra-indicações em brinquedos e equipamentos dos parques.

A proposta estabelece ainda que os responsáveis pelo parque devem apresentar perícia que ateste a segurança dos equipamentos mecânicos, feita por profissional ou empresa que tenha competência legal para emiti-la ou por órgão público.

É bem verdade que atualmente os parques de diversão contam com brinquedos de alta sofisticação, controlados mecanicamente e mais seguros do que os brinquedos antigos.

Mas mesmo assim, conforme defende o autor da matéria, o deputado Davi Alcolumbre (DEM-AP), ainda há risco de morte súbita desencadeada por brinquedos que simulam quedas livres ou que proporcionam aceleração vertiginosa, como as montanhas-russas. Em alguns equipamentos, a velocidade pode atingir 100 km/h em cerca de três segundos - aceleração semelhante a um carro de Fórmula 1.

É melhor prevenir do que remediar.

Nenhum comentário: