quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Parabéns aos bombeiros cearenses


Tenho um apreço todo especial a uma das corporações mais importantes, acreditadas e valorosas do nosso País. O Corpo de Bombeiros do Brasil é, desde a sua criação, motivo de muito orgulho no julgamento da opinião pública.

A história dos “soldados do fogo” começou em 1865, ano em que foi criado, no Rio de Janeiro, o mais antigo Corpo de Bombeiros do País. Mas, neste 8 de agosto, saúdo, em especial, a corporação do meu Estado, afinal este é o dia do bombeiro cearense.

Sabemos que a vida de um bombeiro não é fácil. E, para que continuem a salvar vidas, a proteger o patrimônio público e a defender a propriedade privada, estes valorosos homens precisam de recursos materiais e equipamentos técnicos, indispensáveis ao bom cumprimento dos seus deveres.

No Ceará, à época do Governador Lúcio Alcântara, foram aprovadas a nova lei de fixação de efetivo, a lei de organização básica (incluindo o voluntariado e os bombeiros municipais), o novo código de prevenção contra incêndio e pânico e a lei que dispõe sobre a presença obrigatória de profissionais de salvamento aquático nas áreas de lazer públicas e privadas do Estado.

Das dezenas de decretos naquele período de gestão podemos citar o decreto que criou o Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano do Corpo de Bombeiros, o decreto que instituiu e regulamentou o serviço de voluntários no âmbito do Corpo de Bombeiros; e o decreto que regulamentou o ensino no Corpo de Bombeiros. Através deste decreto, o Corpo de Bombeiros, em convênio com universidades do Ceará, iniciou a pós-graduação para os oficiais intermediários e superiores com vista ao pré-requisito a promoção de capitão a major e de tenente-coronel a coronel, que eram realizadas em Brasília e Rio de Janeiro.

Pela primeira vez no Brasil um Corpo de Bombeiros foi contemplado com investimentos como aconteceu na gestão passada. O ex-governador Lúcio Alcântara alocou recursos para a compra de uma escada de 55 metros totalmente computadorizada. É a primeira da América Latina, segundo o coronel Duarte Frota, ex- Comandante da corporação no Estado, hoje na reserva. Duarte Frota acompanhou toda a negociação na fábrica da Yveco Magirus em novembro de 2006, e nos disse que a fabricação demora cerca de 10 meses, portanto, a escada deve chegar a Fortaleza no próximo mês.

Até dezembro de 2006, a corporação havia recebido 15 novas viaturas e equipamentos de combate a incêndio, salvamento e emergência pré-hospitalar. O investimento, de mais de R$ 6 milhões, proveniente do Governo do Estado, foi o maior para o Corpo de Bombeiros do Ceará nos últimos 20 anos. Além das viaturas, foram entregues novos equipamentos de proteção individual, como capas, capacetes, máscaras contra gases, mangueiras e materiais para treinamento.

Mas não foi somente a compra de equipamentos que fez o Corpo de Bombeiros do Ceará crescer nos últimos anos. Inúmeros projetos, que buscam o bem-comum, foram implantados, entre eles O Bombeiro com Você, o Saúde, Bombeiros e Sociedade, o Portas Abertas, o projeto Deficientes Visuais, o Salvando com Libras, o Surf- Salva. Poderia me alongar mais, afinal, são tantos os projetos meritórios, mas citarei apenas mais um, o Somar, que retirou menores carentes das ruas e capacitou-os para uma profissão.

O ex-governador Lúcio Alcântara também não se esqueceu de valorizar os profissionais do fogo. De 2003 a 2006, foram realizadas 1.205 promoções nos mais diversos quadros de oficiais e praças, além de ofertados inúmeros cursos de capacitação.

Aos homens e mulheres que honram o Corpo de Bombeiros Militares do Brasil, a nossa gratidão. Aos bombeiros do Ceará um agradecimento especial pelo transcurso do dia dedicado a esses atentos profissionais.

Nenhum comentário: