O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro apresentou crescimento, em abril de 2007, de 0,54% sobre o mês anterior, acumulando aumento de 1,29% de janeiro a abril desse ano.
Ao contrário de 2006, há menor desequilíbrio entre os sub-ramos animal e vegetal. O agronegócio, somente da agricultura cresceu 0,38% em abril, acumulando 1,07% de aumento nos quatro primeiros meses do ano. O PIB do agronegócio da pecuária cresceu 0,96% em relação a março, atingindo 1,83% no acumulado do ano. A exceção dos insumos, os demais segmentos apresentaram performance melhor no setor pecuário do que no agrícola.
Após dois anos consecutivos de grave crise no setor, o agronegócio inicia período de recuperação, configurando cenário mais favorável. O quadro é positivo às exportações e, apesar do câmbio continuar baixo, há sinais de que os preços permancerão elevados no cenário internacional.
Em relação a 2006, os preços em dólares dos produtos exportados pelo agronegócio acresceram cerca de 11%.
Os países emergentes continuam pressionando a demanda mundial e os movimentos políticos ligados à agroenergia favorecem a recuperação dos grãos.
segunda-feira, 6 de agosto de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário