sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Crimes na internet


O número de crimes cometidos pela internet tem aumentado significativamente nos últimos anos e preocupado as autoridades brasileiras. Segundo o diretor do Instituto Nacional de Criminalística (INC) da Polícia Federal, Geraldo Bertolo, pelo menos 10% dos laudos produzidos pelo INC no ano passado estavam relacionados a crimes cometidos com uso de computador. De acordo com os dados do INC, os crimes mais comuns na internet são pedofilia, desvio de dinheiro em instituições financeiras e evasão de divisas.


A segurança do sistema será um dos assuntos discutidos na IV Conferência Internacional de Perícias em Crimes Cibernéticos, que será realizada entre os dias 26 e 28 de setembro, no Guarujá (SP).


Para o perito Paulo Quintilhiano, coordenador da conferência, nos últimos anos está havendo uma sensível mudança nos tipos de crimes cibernéticos. Até pouco tempo, a exploração de imagens de crianças e mulheres eram os crimes mais comuns na internet. Hoje, são mais freqüentes os crimes financeiros, mas mesmo assim, Quintilhiano considera seguras as transações bancárias pelos sites dos bancos, apesar dos riscos inerentes a qualquer atividade.

Nenhum comentário: