sexta-feira, 14 de setembro de 2007

14 de setembro...


...começa a saga de Manoel Olímpio Meira, o Jacaré, e seus companheiros pescadores, Tatá, Mané Preto e Mestre Jerônimo. Há 66 anos, esses quatro jangadeiros fortalezenses se lançaram numa travessia singular: de Fortaleza ao Rio de Janeiro, de jangada. A intenção era sensibilizar o Governo Getúlio Vargas para a difícil situação dos jangadeiros, que não tinham direito aos benefícios da legislação trabalhista.
A incrível façanha dos quatro amigos ultrapassou os limites nacionais e chamou a atenção do cineasta Orson Welles, que veio ao Ceará realizar um documentário sobre a viagem. O filme, que se chamaria "It´s All True" (É Tudo Verdade), foi filmado mas não chegou a ser finalizado.

O Governo do Estado do Ceará, na gestão de Lúcio Alcântara, patrocinou uma edição ampliada e comentada do Diário dos Jangadeiros. A obra foi lançada em 28 de junho de 2004, durante o XIV Cine Ceará - Festival Nacional de Cinema e Vídeo.

O livro é um vasto testemunho, com anotações dos diários de bordo, cartas, saudações, notícias, mensagens, fotos e recortes de imprensa da época, em sua maioria pertencentes ao acervo do Museu do Ceará, à Biblioteca Nacional e a coleções particulares, narrando toda a jornada dos intrépidos jangadeiros.

Nenhum comentário: