quinta-feira, 12 de julho de 2007

O controlador e a segurança

O relator da CPI da Crise Aérea, deputado Marco Maia (PT-RS), divulgou há pouco a relação dos quatro controladores que tiveram o indiciamento pedido em seu relatório por envolvimento no acidente com o Boeing da Gol, em setembro do ano passado, que deixou 154 mortos. No texto, Maia denuncia os controladores por atentado culposo contra segurança de transporte aéreo - e não por homicídio culposo (sem intenção), como havia declarado anteriormente.

Maia solicita o indiciamento do controlador Felipe Santos dos Reis por ter emitido, em São Paulo, a autorização de vôo para o jato Legacy, que se chocou com o Boeing da Gol. Segundo o relator, a autorização estava em "desconformidade com as normas". Os outros três controladores - Jomarcelo Fernandes dos Santos, Leandro José Santos de Barros e Lucivando Tibúrcio de Alencar - são do Cindacta 1, de Brasília.

O relator também pediu o indiciamento dos dois pilotos do jato Legacy, Jean Paul Paladino e Joseph Lepore. O pedido de indiciamento dos pilotos será por atentado contra a segurança do transporte aéreo, com dolo eventual, resultando em morte. Neste caso, a pena vai de quatro a dez anos de prisão.

Leia, na íntegra, o relatório parcial da CPI da Crise Aérea

Nenhum comentário: