quarta-feira, 11 de julho de 2007

150 anos da Capitania dos Portos do Ceará

A Capitania dos Portos do Ceará completa nesta quarta-feira, 11 de julho, 150 anos. E eu não poderia deixa de registrar a importância deste órgão militar, que há um século e meio presta relevantes serviços ao povo cearense. A comemoração desta data ganha um significado ainda maior porque neste ano de 2007 comemoramos o Bicentenário de Nascimento do Almirante Tamandaré, Patrono da Marinha, que inspirou milhares de oficiais com seus atos de bravura e amor à Pátria.

Criada por meio do Decreto n° 1944, de sua Majestade, o Imperador D. Pedro II, a Capitania contribuir para a orientação, coordenação e controle das atividades relativas à Marinha Mercante, no que se refere à segurança da navegação, defesa nacional, salvaguarda da vida humana e prevenção da poluição hídrica.

A Capitania também é responsável pela fiscalização dos serviços de praticagem (apoio à chegada e saída de navios mercantes), realização de inspeções navais e vistorias. Além disso, auxilia o Serviço de Salvamento Marítimo, coordena e ministra cursos do Ensino Profissional Marítimo e concorre para a manutenção dos 13 faróis do litoral cearense.

No Ceará, a Capitania possui uma agência subordinada no município de Camocim e teve desativada, em 8 de junho de 1998, a Agência de Aracati. É uma Capitania de 1ª classe, organizada, basicamente, em departamentos que são responsáveis diretos pelo ensino profissional marítimo, segurança do tráfego aquaviário e administração interna.

Parabenizo todas as pessoas que integram essa importante corporação da Marinha brasileira, a Capitania dos Portos do Ceará.

Nenhum comentário: