sexta-feira, 13 de julho de 2007

Formando novos políticos

Atenção alunos matriculados no ensino médios de escolas públicas ou particulares. Se vocês gostam e tem vocação para a política, participem da seleção para o Parlamento Jovem Brasileiro (PJB).

Até 14 de setembro, as secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal devem encaminhar projetos dos estudantes para a quarta sessão do PJB. O número máximo de projetos a serem encaminhados por cada Estado depende do número de vagas - multiplicado por 3. O Ceará, que tem direito a três vagas no Parlamento, pode encaminhar nove projetos para a seleção.

O objetivo principal do Parlamento Jovem é propiciar aos jovens a vivência acerca da atividade parlamentar e sua importância para o exercício da cidadania de todos os brasileiros. Pelo Regimento Interno do PJB, foi fixado o número de 78 deputados, distribuídos proporcionalmente pelas bancadas de cada Unidade da Federação, de acordo com as bancadas estaduais.

A quarta Sessão do Parlamento Jovem Brasileiro - PJB ocorrerá de a 19 a 23 de novembro de 2007, devendo a posse dos deputados jovens ser realizada no plenário da Câmara dos Deputados, no dia 20 de novembro, às 10 horas, em Sessão Solene presidida pelo presidente Arlindo Chinaglia.

Os inscritos devem atender aos seguintes critérios:

- Ser aluno(a) regularmente matriculado(a) na 3ª série de escola pública ou privada de ensino médio;

- Ter idade mínima de 16 anos e máxima de 22 anos;

- Possuir bom desempenho escolar e ter participação ativa em colegiado escolar ou em atividades de voluntariado;

- Fazer inscrição perante a direção da escola, mediante apresentação de trabalho na forma de um “Projeto de Lei”, optando por uma das seguintes áreas temáticas:

1 - Educação, Cultura, Esporte e Turismo;

2 - Saúde;

3 - Segurança Pública;

4 - Economia, Emprego e Defesa do Consumidor;

5 - Agricultura e Meio Ambiente.

A Câmara dos Deputados fará a seleção, de forma anônima, dos melhores projetos dentre os apresentados pelo Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação).

Os interessados poderão obter mais informações sobre como participar da quarta Sessão do Parlamento Jovem Brasileiro junto à direção da sua escola e das Secretarias de Educação de seu Estado ou do Distrito Federal, junto ao CONSED, pelo telefone (61) 3322-8759, ou pelo e-mail: consed@consed.org.br. ou ainda na Câmara dos Deputados, pelo telefone 0800.619619.

Nenhum comentário: